sexta-feira, 29 de junho de 2012

Monte Olimpo - A morada dos deuses

Olimpo é o nome de várias montanhas da Grécia antiga; localiza-se ao norte, perto do mar Egeu.
Com 2.919 metros de altitude, é o ponto mais alto daquele país e um dos mais altos da Europa, quando medido da base ao topo.
Distingue-se pela sua rica flora, provavelmente a mais rica da Europa. O seu nome significa "o iluminado" em grego clássico.
O Olimpo representava para os gregos o mesmo que o Céu para os cristãos. Mas, ao contrário do Céu cristão, o Olimpo não era o lugar aonde as pessoas que podem ser consideradas boas durante sua vida terrena mereciam ir.
O Olimpo não é uma forma de recompensa ou gratificação para os mortos. É um lugar onde os deuses têm o direito de viver devido ao que representam e são, ou por conseguirem sua imortalidade através de alguma conquista ou feito realizado em alguma dimensão inimaginável por nós humanos.
Em outras palavras, o Olimpo representa um estado de espírito mental equilibrado, que só será alcançado pela humanidade se ela superar as instabilidades que são naturais da condição humana.
O Monte Olimpo tem no seu pico a aparência de um anfiteatro e as rochas mais altas assemelham-se a tronos gigantes. A própria natureza confirma, com sua extraordinária beleza e com formatos intrigantes, o misticismo do lugar.
Numa analogia com o Tarot, o Olimpo corresponderia ao Mundo, símbolo de felicidade e lucidez.

Cercado de muros, e se abrindo ao exterior por portas, o espaço habitado pelos deuses deve ser imaginado como um conjunto de residências. A morada de Zeus serve de lugar para assembléias e festins, ao passo que as casas pessoais de cada Deus, aparentemente, só têm a função de acolher seus proprietário para dormir.
No Olimpo, há toda uma equipe em atividade:
* um médico: Peonte
* uma empregada doméstica: Hebe, que trabalha ora como camareira ora como cavalariça
* um arauto: Íris, geralmente enviada em missões junto a humanos; também Hermes, o mensageiro de Zeus
* porteiros: as Estações, a quem está entregue a entrada do Olimpo e do vasto Céu, com o cuidado de afastar nuvens pesadas.

Os Deuses que habitam esse lugar ganharam o título de Olímpicos. Esses seres humanizados transformaram o Céu (sua grande morada) em um espaço agradável e familiar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário