terça-feira, 1 de maio de 2012

A lenda de Jack O'Lantern

Uma das tradições de Samhain é a confecção do famoso Jack O'Lantern. Mas você sabe como nasceu essa ideia?
A lenda nos conta que Jack era um menino que perdeu seus pais e ficou completamente sozinho. Como o corpo de seus pais nunca foram encontrados, Jack acreditava que um dia eles iriam voltar e para que eles encontrassem o caminho, Jack espalhou várias frutas com velas acesas em seu interior, formando assim uma trilha que ele acendia cuidadosamente assim que a noite surgia com sua escuridão.
Com pena do menino, o Deus da Morte pediu à grande Deusa que explicasse a ele o destino de seus pais. Ela foi ao encontro de Jack e disse que haveria uma única noite em que seus pais poderiam visitá-lo. Seria esta noite o momento em que o novo ainda não aconteceu e o velho ainda não se desfez. A tradicional noite de Samhain é essa noite e Jack deveria acender suas lanternas para que seus pais o encontrassem.
Ano após ano, no último dia do Ano Celta, Jack confecciona suas lanternas e espera pela visita de seus pais com uma mesa farta: bolos, pães, frutas. E eles se encontram durante toda a noite mágica de Samhain.
Mas devido a esse fato, outros espíritos passaram a retornar e seguir para lugares diversos, não retornando mais para a Terra do Verão.
Percebendo isso, o Deus da Morte pediu à Deusa que ensinasse as outras pessoas a se proteger daqueles espíritos e ela o fez, dando a Jack uma faísca de sua chama eterna. Essa chama deveria ser sempre mantida acesa por ele e todas as pessoas deveriam confeccionar suas lanternas de frutas para receber apenas aqueles dos quais sentiam saudades, evitando assim que os espíritos indesejáveis voltassem e se apoderassem de seus corpos.
Então, no ano seguinte, todos se reuniram, confeccionaram suas lanternas de frutas e Jack distribuiu a chama da Deusa para todos, que nunca mais foram surpreendidos com visitas inesperadas de espíritos que não se conformavam com seu destino.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário